O que você está procurando na
    cidade de Penha (São Paulo)?

(11) 4115-8031

SEG À SEX DAS 8H ÀS 18H

ANUNCIE

Obrigado! Sua solicitação foi entregue com sucesso!

Oops! Algo deu errado no envio da solicitação...

Obrigado! Sua solicitação foi entregue com sucesso!

Oops! Algo deu errado no envio da solicitação...

L
santa
Cultura
AnuncieAqui
Nonno
mercadao
STUDIO
ACQUAZUL
MUSICAL
PORTO
recomendados
AnuncieAqui

guia

INFORMATIVO

Gostaria de Receber?

** Cupom Desconto **
*** Promoções ***
*** Novidades ***

do Guia Penha em seu e-mail?

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

NOTÍCIAS: Penha (São Paulo)-SP
GUIA PENHA ONLINE, ENTREVISTOU A DIRETORA DO CENTRO CULTURAL DA PENHA
 
foto Notícia Penha (São Paulo)
 
 

01/12/2017 -

Valquíria Gama formada em Pedagogia, fez pós graduação em Gestão Pública na fundação Santo André, e pós Graduação em Teatro e Educação, trabalhou na área de educação a mais de 20 anos, já fez produção cultural, já deu aula em escolas do estado, já liderou projetos nos céus, já atuou em peças de teatro amador.


“Educação e Cultura são as áreas com menos recursos, mas são as que mais me identifico.”


Por Guia Penha Online


Guia Penha Online-Como foi sua trajetória até chegar à Direção do Centro Cultural da Penha?


Valquíria Gama- Comecei trabalhando em um escritório de contabilidade, e fazia faculdade de pedagogia, durante o curso fiz um estágio na área de educação, o que me incentivou a fazer oficinas culturais, curso de produção de teatro amador. Aprendi muito e errei muito, mas conheci muitas pessoas que me ajudaram. Duas muito especiais a quem devo o meu eterno agradecimento, por ter confiando e reconhecido o meu trabalho. Uma delas foi o Julio Marcelino ( Movimento Cultural Penha) que já me conhecia das reuniões de produções culturais e me convidou para trabalhar junto com ele, quando era diretor do Centro Cultural Penha, e também o Jurandy Valença, (Coordenador do Centros Culturais dos Teatros da Cidade de SP) que ficou apenas 3 meses como diretor do centro cultural, quando foi convidado para ser Coordenador dos Teatros da Cidade de SP, me indicou para substituí-lo.


Guia Penha Online-Qual a importância do bairro da Penha para o Centro Cultural?


Valquíria Gama -Total, na verdade o Centro Cultural nada mais é do que um prédio apenas com paredes, se não tiver as pessoas dentro e a cultura envolvida. Quem faz a cultura são as pessoas e não o prédio parede não faz nada. A missão do centro cultural é intermediar o circuito de cultura que tem na Penha, desde a questão histórica até a questão mais moderna, preservando a memória e atualizando com redes sociais, vídeos, trabalhar com internet, que é uma coisa mais atual.


Guia Penha Online - Quais foram as grandes conquistas do Centro Cultural Penha?


Valquíria Gama - Desde de 2012, quando essa versão de ser uma coisa única, ou seja interligação da biblioteca, teatro, centro cultural foi uma grande conquista para o prédio e para a comunidade. Outro fato é o desafio dos gestores, foi a comunicação entre os projetos, por exemplo temos hoje o projeto Guri, Projeto Vestibular na biblioteca, criamos a rede Intersetorial que envolve várias áreas, desde saúde, educação, segurança, a nossa conquista é a diversidade de atrações oferecidas e a casa cheia por faixa etária variada.


Guia Penha Online -Qual é o principal desafio da gestão de um equipamento público hoje?


Valquíria Gama -Na verdade um gestor público tem que pegar o capital humano os recursos materiais e orçamento e trabalhar da melhor forma para o público. O maior desafio é a satisfação das pessoas, é perceber e ouvir as pessoas o que elas querem e acham melhor para ser visto, tanto os funcionários como o público.


Guia Penha Online - Com relação ao orçamento de cultura designado para os equipamentos públicos. Quais são as estratégias como gestora está utilizando para combater a crise econômica?


Valquíria Gama - A crise está afetando não só o Centro Cultural, mas no geral. Temos um orçamento que é designado para o Centro Cultural, e nós investimos em oficinas e em algumas atividades pontuais e também recebemos atividades da secretaria da cultura que são contratadas diretamente por eles. Fora isso contamos com muita parceria, existem vários grupos da região que se apresentam sem cobrar nada, por exemplo alguns grupos ensaiam em nossos estúdios, por não terem local próprio, e em troca fazem shows. E outra fonte é a bilheteria, temos uma estrutura muito boa, com técnicos bem preparados, e nós oferecemos ao artista fazer uma bilheteria com preços populares, onde o artista fica com 90% e 10% fica para Prefeitura. Sempre temos que ter sensibilidades e atentos para ver o que dá certo. Por exemplo, não posso criar um show a sexta feira 17h, pois não haveria público.


Guia Penha Online - Hoje o Centro Cultural oferece quais atividades e para qual público é destinado?


Valquíria Gama - Atendemos temos um público jovem da menor idade, que participa das Oficinas de Técnica Chinesa, Oficina de Tecnologia, Projeto Guri que atende crianças até 14 anos, projeto Pia, Espetáculo infantil. Temos a professora Lucia que dá aula de zumba para senhoras. O baile realizado pelo professor Rogério, aos domingos.


Guia Penha Online - Quais são os projetos do Centro Cultural Penha para os próximos anos?


Valquíria Gama - Adoro novidades, queremos fortalecer a questão da diversidade da programação com cultura imigrante, cultura indígena e cultura popular. Iremos facilitar para que o artista chegue até o Centro Cultural, através da tecnologia, o artista não vai precisar mais trazer mais materiais de divulgação, iremos fazer um cadastro um formulário online, o artista vai preencher este formulário, colocando o link de seus portfólios e iremos separar por linguagem e conseguiremos ter uma visão melhor, para saber quem é da região da Penha ou não. Teremos também uma programação voltada para a mulher, a final a gestora é uma mulher (rs.rs...) dando mais espaço para artistas femininas, para que possam debater sobre a questão cultural e que haja também uma interligação com os demais projetos. A rede Intersetorial da Penha está sendo um grande aprendizado e para o ano que vem iremos crescer mais, buscando novos parceiros. E por fim teremos a implantação de um café nas dependências do prédio, fazendo com que as pessoas que frequentam o Centro Cultural possam se alimentarem durante sua visita.


Guia Penha Online - Quais são as novidades que o Centro Cultural Penha preparou para este final de ano?


Valquíria Gama - No dia 09/12 o Centro Cultural completa 05 anos, e iremos ter durante o dia várias atrações todas gratuitas e pretendemos homenagear pessoas que fizeram parte da história do Centro Cultural. Iremos ter apresentação de um coral natalino no dia 16/12 e da cantora Claudete Soares.


Guia Penha Online -De que forma sua gestão se comunica com os moradores da região?


Valquíria Gama - Nossa principal forma de contato com o público é a nossa página do facebook, mudamos a nossa linguagem, para que todos possam interagir. Através dessa página recebemos críticas, sugestões, elogios. E a outra forma que me comunico diretamente com o público, é ficando na porta do Centro Cultural, pelo menos duas vezes por dia, fico por lá conversando com as pessoas, ouvindo o que elas tem a me disser. E por fim participando de eventos fora do Centro Cultural, por exemplo quando participei da Festa das Nações que vocês do Guia Penha Online realizaram, encontrei muita gente, que passa pelo Centro Cultural e fiz novos contatos. Pecamos um pouco na divulgação de material, mas estamos estruturando essa ação para o ano que vem.


Guia Penha Online - O Centro Cultural da Penha é um local importante para o bairro, esteve operando com as portas fechadas por causa dos moradores de rua que estavam tomando conta da frente do local. O problema foi resolvido?


Valquíria Gama - Bem o que aconteceu naquela época foi o seguinte, a questão de moradores não está só na região da Penha, infelizmente a afeta a cidade toda. Aqui na Penha temos um grande comércio onde circulam muitas pessoas. Quando cheguei aqui no Centro Cultural fui criticada por algumas pessoas, por ir falar com os moradores de rua, pois dava um apoio para eles saírem dessa vida, inclusive até realizei uma busca no site Guia Penha Online para ver as vagas de empregos disponíveis, e imprimi e passei para eles, alguns foram e conseguiram o emprego e saíram daqui. O fato aconteceu não por conta dos moradores de rua, no mesmo período outras pessoas estavam utilizando o prédio público de forma inadequada, desrespeitando funcionários, assediando funcionárias, alguns usuários de drogas ficavam sentados na porta do centro cultural de forma descontrolada, violentos. Por questão de segurança e psicológicas, decidimos trabalhar com as portas fechadas, com cartaz informando que o prédio estava aberto, e quando alguém queria entrar o segurança abria a porta. A partir desse momento foi criado a rede Intersetorial da Penha, através de representantes de diversas áreas do poder público e sociedade civil da região para um momento de reflexão sobre as dificuldades nas ações para o público em situação de rua e usuários de drogas na região. O objetivo é de discutir quais ações poderiam ser implementadas de forma coletiva. O problema foi resolvido e voltamos a atender o público com as portas abertas. O fato do prédio ter o seu funcionamento com as portas fechadas, fez com que as pessoas tivessem mais zelo pelo equipamento e respeito com as pessoas e acabou atraindo mais público para os eventos realizados.


Guia Penha Online - Qual a mensagem para os moradores da Penha?


Valquíria Gama - Não façam diferente do que eu faço. A gente tem que ser um exemplo, e é um momento bem complicado fazer isso mediante a política que vivemos. Mas temos que lembrar que estamos em um bairro, e o bairro está dentro de uma cidade, a cidade dentro de um estado, e o estado dentro de um país. Nosso bairro tem que estar limpo, com pessoas com educação, e cultura. Não só o Centro Cultural da Penha é público, as ruas são públicas, o posto de saúde, nós temos que cuidar e zelar. O que eu digo para o pessoal da Penha é que devemos ser o exemplo, antes pedir algo para alguém já faço isso, o desafio é não desistir de ser cidadão, temos que persistir.


" Um bairro forte é feito por cidadãos, não desista siga em frente"


O Guia Penha Online agradece a Valquíria Gama pela entrevista realizada.

 
Autor/Fonte: Guia Penha Online
Link Referência: https://www.guiapenhaonline.com.br/
 
Voltar
COMPARTILHE PARA TODOS

acupuntura | abape | forro | moto | jornal | art | artesanato | psicologia | neves | lava | quimico | dentista | cabeleireiros | acupunturistas | marceneiros | jornais | novo | penhita | barbeiros | dentis | advogados | auditores | vilma | company | ramalho | carros | caoi | sapateiros | buffet | luiz | | malha | musicais | pet | automovel | engenheiros | colegio | let | zahav | advogado | agua | barbearia | nova | cama | guia | medicina | orluz | vila | taco | celular |

DESTAQUES
AnuncieAqui
 
anuncie
 
Apoio
gazeta
 
ASSOCIAÇÃO
 
SHOPPING
 
ASSOCIAÇÃO
 
MEMORIAL
 
CITYPENHA
 
SENAC
 
MOVIMENTO
 
CENTRO
 
PREFEITURA
 
CUPOM DESCONTO
GUIA SHOP ONLINE
AVALIAÇÕES
ÚLTIMOS SORTEIOS
mais cidades online

Angra dos Reis-RJ | Aracaju-SE | Barreiras-BA | Bebedouro-SP | Belém-PA | Brodowski-SP | CAMPO GRANDE-MS | Campos Jordão-SP | Cuiabá (breve)-MT | Formiga-MG | Guariba-SP | Guarulhos-SP | Ijuí-RS | Itabirito-MG | Jaboticabal-SP | Joinville-SC | Lagoa da Prata-MG | Londrina-PR | Manaus-AM | Mariana-MG | Matão-SP | Monte Alto-SP | Nova Serrana-MG | Ouro Preto-MG | Paracatu-MG | Piracicaba-SP | Pirassununga-SP | Porto Velho (breve)-RO | Posse-GO | Praia Grande-SP | Recife-PE | Ribeirão Preto-SP | Rio de Janeiro (Honório Gurgel)-RJ | Rio de Janeiro (Tijuca)-RJ | Santa Maria (breve)-RS | São Bernardo Campo-SP | São Borja-RS | São Carlos-SP | São João Paraíso-MG | São José Campos-SP | São Paulo (Penha)-SP | São Pedro-SP | Serra-ES | Sertãozinho-SP | Uruguaiana-RS | Vila Velha-ES | Votuporanga-SP |

GUIA CIDADE ONLINE - FRANQUIA UNIDADE: Penha (São Paulo)-SP
COPYRIGHT© 2006 - GUIA CIDADE ONLINE - WWW.GUIACIDADEONLINE.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED
 DEVELOPED BY GWS ONLINE - WWW.GWSONLINE.COM.BR